Voltar

Massaru News

Publicado em 21/08/2019

Avaliador imobiliário é tão importante quanto o corretor de imóveis

Profissional vai analisar o imóvel e determinar o valor da compra e venda com total segurança


Fonte: Correio dos Municípios

No tempo atual, em que várias oportunidades para se adquirir um imóvel aparecem, uma figura não pode ser negligenciada pelos compradores. O avaliador imobiliário vai determinar o valor da propriedade para compra e venda, e faz isso com base em comparações com os preços do mercado. Logo, é um personagem necessário quando se pensa em fechar um negócio ou em disponibilizar uma oferta na praça.

Para quem está de olho em um imóvel, mais importante do que acionar um corretor credenciado e de confiança é também avaliar o futuro bem com as minúcias que a transação exige. Afinal de contas, o sonho de ter a casa própria não pode se transformar em um pesadelo.

É o avaliador imobiliário que vai atuar, ainda, em questões judiciais, a exemplo das partilhas de bens, ou numa ação de desapropriação, solicitada ao Poder Judiciário pelos governos e prefeituras.

Em Alagoas, o empresário do ramo imobiliário Thiago Dantas é o mais requisitado para elaborar pareceres técnicos de avaliações imobiliárias, sejam no âmbito judicial ou extrajudicial. Até junho de 2019, ele emitiu mais de 540 documentos com a conclusão da análise de imóveis.

Conhecido no mercado por ministrar cursos para qualificação de peritos e técnicas de comunicação, Thiago Dantas tem, entre outros, um artigo científico na revista Núcleo do Conhecimento, voltado para avaliações imobiliárias. É dele também a adoção de uma metodologia auxiliar, registrada na Biblioteca Nacional .

O avaliador alagoano é requisitado por empresários, em especial construtores, credores que buscam receber com imóveis, devedores que precisam de avaliações para negociações, além das judiciais no estado e até fora do país – na Itália, por exemplo. Ele também ministra palestras em vários eventos do setor, alguns deles no Sudeste, direcionados à diversidade metodológica de avaliação imobiliária.

Thiago Dantas está concluindo a produção de um livro voltado ao ensinamento de técnicas de avaliação e orientações jurídicas para atuação na área de perícia judicial. O lançamento da obra é previsto para o fim deste ano.

Tira dúvida.