Voltar

Massaru News

Publicado em 30/10/2019

Maringá avança, economicamente com qualidade de vida.


Fonte: http://www2.maringa.pr.gov.br/turismo/?cod=nossa-cidade/3

Maringá avança, economicamente com qualidade de vida.

 

    Maringá é um dos poucos municípios do país que consegue conciliar crescimento econômico com preservação ambiental. Cidade planejada, com avenidas largas, ampla área verde e excelente nível de qualidade de vida, encanta tanto os moradores quanto turistas e especialistas do mundo todo.

     Polo de uma região que abrange mais de 100 cidades, Maringá tem se destacado no Estado, e também no Brasil, visto que, em meio século de existência, o município construiu uma estrutura urbana de alta qualidade. Há anos, Maringá sustenta o título de Cidade Ecológica, por apresentar uma das maiores concentrações de área verde por habitante - 26,65 metros quadrados. São 90 alqueires de matas nativas, distribuídos por 17 bosques e milhares de árvores de diversas espécies plantadas ao longo das ruas e avenidas.

     Está situada geograficamente a noroeste do Paraná, entre o Paralelo 23°25′ e o Meridiano 51°57′, num divisor de águas, sendo cortada pelo Trópico de Capricórnio. Formada por uma miscigenação étnica, Maringá conta com a predominância das colônias japonesa, alemã, árabe, portuguesa e italiana, que migraram de regiões do próprio estado do Paraná onde já estavam instaladas, proporcionando, assim, uma pluralidade cultural que se destaca com seus folclores e tradições.Maringá é polo de uma Região Macroeconômica que abrange 25 municípios (Astorga, Ângulo, Doutor Camargo, Floresta, Iguaraçu, Itambé, Ivatuba, Mandaguaçu, Mandaguari, Marialva, Maringá, Paiçandu, Sarandi, Atalaia, Bom Sucesso, Cambira, Floraí, Flórida, Jandaia do Sul, Lobato, Munhoz de Mello, Ourizona, Presidente Castelo Branco, Santa Fé e São Jorge do Ivaí), com uma população de mais de 700 mil pessoas.

 

 

Data de Fundação: 10 de maio de 1947

Altitude Média: 555 metros

Área da Unidade Territorial: 487,052 km²

 

Clima: tropical, chuvoso, sem estação seca, com verão longo e quente e, periodicamente, com verão quente e úmido e inverno seco. Apresenta raras geadas noturnas e índice pluviométrico acima de 1.500mm por ano.

 

Distâncias Rodoviárias

Maringá - São Paulo: 674 Km

Maringá - Curitiba: 441 Km

Maringá - Foz do Iguaçu: 409 Km

Maringá - Brasília: 1.258 Km

Maringá - Rio de Janeiro: 1.103 Km

 

Principais estradas de ligação:

BR-376 - Paranavaí / Mato Grosso do Sul

PR-323 - Umuarama - Guaíra/ Paraguaí

PR-317 - Campo Mourão / Foz do Iguaçu

BR-376 - Londrina - Ponta Grossa - Curitiba

PR-317 - Iguaraçu e Astorga - São Paulo / Presidente Prudente

 

População (IBGE, 2010):

Habitantes: 403.063

IDHM: 0,808

 

Atividade Econômica:

- Agricultura (soja, trigo, milho, algodão, cana de açúcar, café, alho, feijão, arroz e mandioca);

- Indústria de: Confecção, Alimentos, Móveis, Metalúrgica e Agroindústria;

- Comércio Varejista e Atacadista, Bancos e Serviços Médicos.

 

Tira dúvida.